
Graça e paz!
Como os membros da Comunidade Chama já sabem, estamos participando de uma reunião de formação para aqueles que desejam se consagrar a Deus, através da Aliança Chama. Sendo assim, acho que este é um ótimo local para postar os textos que estão sendo estudados por nosso grupo de formação. Leiam, reflitam e apliquem na vida de vocês.
1º Encontro - Tema: Jesus Cristo
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” (João 14,6)
Por que seguir a Jesus? Por que não seguir outros (Buda, Gandhi, Alan Kardec, etc)?
Hoje é muito importante você se fazer essas perguntas. Devemos seguir somente a Jesus porque ele é “O” caminho, “A” verdade e “A” vida. Jesus não é “um” caminho, ele é “O” caminho e somente através de Jesus é que se chega a Deus Pai.
Jesus não somente disse que era através dele que se chegava a Deus Pai, mas provou. Só ele tem as “credenciais divinas”. Há na Bíblia mais de 40 milagres realizados por Jesus. Eis alguns dos seus fantásticos milagres:
• Andando sobre as águas do mar da Galiléia, ele foi ao encontro dos Apóstolos que remavam com dificuldade contra o vento (Mateus 14,26);
• Nas Bodas de Caná, transformou 600 litros de água em vinho (João 2);
• Por duas vezes multiplicou os pães e saciou a fome da multidão que o seguia no deserto (Mateus 15,36);
• Acalmou a tempestade, sobre o mar da Galiléia, que ameaçava fazer virar o barco onde estava com os Apóstolos (Mateus 8,26);
• Expulsou os demônios de muitos (Mateus 8,32);
• Ressuscitou a Lázaro, irmão de Marta e de Maria, de Betânia (João 11,43-44);
• Transfigurou-se no Monte Tabor (Mateus 17,2);
• Ressuscitou triunfante dos mortos e apareceu aos iscípulos e para muitas pessoas (Mateus 28,6 ; I Coríntios 15,1ss).
Em João 20,30-31 está escrito que muitos outros milagres foram feitos, mas os que foram escritos são para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.
São Paulo disse: “Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Colossenses 2,9)
E em Colossenses 1,15 afirma: “Ele é a imagem do Deus invisível”
Foi por isso que Jesus disse a Filipe: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Na continuação de João 14, Filipe pede a Jesus: ”Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. E Jesus diz: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Jesus é Deus!!!
Mas, não foi somente Jesus quem disse que ele era o caminho para se chegar a Deus Pai. O próprio Pai também afirmou que Jesus era o seu Filho amado. Em dois momentos distintos podemos ver o Pai do Céu confirmando a divindade de Jesus: no batismo de Jesus (Marcos 1,9-11) e na Transfiguração no Monte Tabor (Mateus 17, 1-9).
Quem é Jesus?
Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem as pessoas que sou?” Eles responderam: “Uns dizem João Batista; outros Elias; outros ainda, um dos profetas”.
Jesus, então, perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.
O que Jesus queria de fato era saber o que ele era para os seus discípulos. Jesus não se importava com o que os outros pensavam a seu respeito. A intenção de Jesus era saber se seus discípulos o conheciam de verdade e isso fica evidente em Mateus 16,16 quando Pedro responde “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” e Jesus se alegra com a resposta de seu discípulo.
Quem é Jesus para você?
Só pode responder tal pergunta quem teve um encontro pessoal com Jesus. Você já teve um encontro pessoal com Jesus? E o que mudou na sua vida?
Leia Atos dos Apóstolos, capítulo 9 e veja o grande encontro que o jovem chamado Saulo teve com Jesus. Saulo era judeu, fariseu, perseguidor dos cristãos, mas um dia quando se dirigia à cidade de Damasco, com o objetivo de prender e perseguir os cristãos foi envolvido por uma grande luz que o fez cair por terra e escutar uma voz que disse: “Saulo, Saulo, Por que me persegues?” Saulo, caído no chão, disse: “Quem és Senhor?” E então ouviu: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”.
Saulo teve um encontro pessoal com Jesus que transformou a sua vida ao ponto de até mesmo seu nome mudar, passando a se chamar Paulo. Passou de perseguidor dos cristãos para seguidor de Jesus. Escreveu a maioria das cartas do Novo Testamento, sendo fiel a Jesus ao ponto de dar a sua própria vida, sendo martirizado.
E você já teve um encontro pessoal com esse Jesus? O que mudou em sua vida?

Nenhum comentário:
Postar um comentário